Uma vida …

A verdade no fundo é que você sempre sabe a coisa certa a fazer. A parte difícil é fazê-la.
Norman Schwarzkopf

Esses últimos dias tem sido difíceis. Vivi coisas demais em pouco tempo, coisas impactantes demais. Quando eu estava me recuperando de uma, juntando os caquinhos quebrados, então eu tive aquela onda que vem e espalha tudo de novo. Vou esperar que agora eu tenha mais tempo pra me recompor, mais uma dessas e eu desisto de brincar com a vida. Porque ela não está sendo muito justa comigo…

No fim das contas foi até interessante o que me aconteceu. Essa semana eu tive que tomar uma das decisões mais estranhas de toda a minha vida. Eu tive que escolher entre o certo e o que eu queria. O que você escolheria? Está ali, ao alcance das suas mãos, está praticamente se jogando pra você, e você a quer tanto que chegar a doer. Mas você sabe que é tão errado, tão absurdo, tão egoísta. E lá estão, os dois caminhos. Sua felicidade, ou não destruir algo que já existe?

Parece que a vida tá de sacanagem nessas horas. Parece que ela tá te desafiando e dizendo que você é um merda. Fica ali de cara pra você e segura duas placas: “Seja Feliz Aqui” e “Faça a coisa certa aqui”. O negócio é que tem letras miúdas naquela primeira: “Seja um egoísta insensível”. Mas é difícil ver as letras miúdas. Fazer a coisa certa, você pensa, aaah sou novo demais pra coisas certas, vou ferrar com tudo e depois um dia eu faço tudo certo. Afinal, é a sua felicidade né?! Se você não escolher a favor da sua felicidade quem vai? Quem vai um dia escolher a coisa certa pra não te ferrar? Vale mesmo a pena deixar tudo assim de mão beijada pra alguém?

PARA! OLHA O QUE VOCÊ ESTÁ PENSANDO!

Se houvessem mais pessoas que escolhessem pelo certo nós não estaríamos vivendo nessa merda de mundo injusto. Escolher o que te faz feliz não te exime do seu erro. E quando alguém um dia escolher pelo o que o faz feliz você ainda vai apontar o dedo e dizer que ele é um merda, vai julgar o sujeito. Nem vai lembrar que já foi tão errado quanto. E se alguém te ferrar como você já ferrou outra pessoa você ainda vai dizer que a sua vida é injusta. O mundo da voltas, aquela maldita daquela lei de ação e reação não falha meu caro.

Não há idade pra fazer a coisa certa, só porque as pessoas esperam que você seja imaturo, só porque elas esperam esse tipo de atitude de você, bom, isso não quer dizer que você tem que ser assim. Eu descobri isso, nessas horas a melhor coisa que você pode fazer é frustrar as expectativas de todos. Surpreenda todo mundo e faça a coisa certa. Talvez doa? Sim! Talvez você passe o resto da sua vida se perguntando: e se? Sim. Mas é melhor se perguntar isso do que passar a vida se culpando por ter destruído algo muito maior que você e seus desejos momentâneos.

Talvez você não vá me entender, talvez eu esteja falando e falando e como você não conhece minha história não entenda nada. Mas tente manter isso na sua cabeça: sua felicidade não é mais importante que a de ninguém, você não é melhor que outros pra ter prioridade. Então tente, apenas tente pensar em alguém antes de você.

Fico muito orgulhosa em informar que eu escolhi o certo, escolhi continuar da mesma forma que tudo estava antes. Não sem sofrer, não sem me perguntar se eu estava fazendo algo errado, não sem querer voltar atrás, mas no fim das contas eu fiz a coisa certa, isso é o que importa. Mas muita gente não consegue. E viver tudo isso, viver uma vida a cada dia, ver cada minuto se arrastar, ver o tempo fazer chacota de mim enquanto eu tomava minhas decisões, me fez de certa maneira superar o que aconteceu comigo antes.

Eu entendi que alguns impedimentos são frágeis demais. Que algumas vezes nós não sabemos dar valor ao que já temos e que precisamos muito provar o que é uma promessa de algo bom, mas pra fazer isso temos que deixar pra trás muita gente, e principalmente, nossos princípios. Eu estive muito revoltada com algumas pessoas algumas semanas atrás, mas pelo menos uma delas hoje eu consigo entender. Consigo notar o tamanho da escolha que ela teve que fazer, e consigo ver que ela desconsiderou todo e qualquer impedimento, ela escolheu a felicidade dela… Não sei se pra isso é necessário coragem ou falta de valor ao próximo, mas eu entendo.

Deixe um comentário

