Plano B

Perfeição não é só sobre controle, é também saber abandonar-se
Cisne Negro

Eu não tenho certeza se todo mundo é assim, mas sou viciada em planejar tudo. Como vai ser a minha semana, o que eu vou fazer no mês que vem, no ano que vem… Eu planejo e planejo. Como se o futuro fosse uma coisa previsível, como se o amanhã fosse uma linha reta, sem percalços, imprevistos. E já tive oportunidades suficientes pra notar que não é bem assim. Tanta coisa pode acontecer, e na maior parte das vezes não é o que nós previmos. E tão confiantes como somos, nós nunca temos um plano B. Mas que droga, como eu posso planejar tanto e não ter plano B? É ser muito convencido, porque sinceramente, não dá pra ter muita convicção quando se trata do amanhã.

Acho que nós humanos temos esse péssimo hábito de querer controlar tudo. Porque planejar nada mais é do que controlar. Ou pelo menos, uma forma de se convencer que você tem algum controle sobre alguma coisa. É aterrador demais olhar pela janela e notar que tudo pode acontecer. Tudo. Por isso eu tenho tanta aversão ao destino. Acreditar nele é a mesma coisa  que dizer que eu não tenho controle sobre o que vai acontecer comigo.

Não gosto da sensação de ser indefesa diante do futuro. Claro, posso sim controlar algumas variáveis. É só que algumas vezes eu me pego pensando em construir minha família, e no segundo seguinte, temendo que depois de estar casada possa me apaixonar por alguém. É só um exemplo dessas coisas não pensadas que aparecem na nossa frente. Claro, você ama a pessoa com quem você se casa, mas quem disse que somos racionais quando nos apaixonamos? E numa situação dessas não tem plano B. São quase armadilhas, e eu nunca conto com elas!

É abstrato demais até pra tentar falar sobre…

By:. Viih Loyer

1 comentário

  1. Vinícius Cortez · agosto 10, 2011

    Se você passar num templo budista, se converte! “Let go or be dragged”, “Deixe ir ou seja arrastada junto”. Mas eu acho bom aceitar o imprevisto 🙂

Deixe um comentário

