Conhecer …

Só existe opção quando se tem informação…Ninguém pode dizer que é livre para tomar o sorvete que quiser se conhecer apenas o sabor limão.
Gilberto Diemnstein

Estamos na era da informação. A velocidade com que as coisas acontecem e são reproduzidas é tão grande que a quantidade de informação emitida é gigantesca. E nós parecemos estar cada vez mais desinformados. Porque há tanto para saber que proporcionalmente nos tornamos sim desinformados, um conceito bastante interessante na realidade. Se não tomarmos cuidado somos taxados de alienados mesmo estando bastante inseridos no mundo. Apenas não somos capazes de acompanhar todos os acontecimentos. Como diz aquela música? Tudo ao mesmo tempo agora.

Andei reparando uma coisa bastante interessante, tudo está se tornando obsoleto rápido demais. E eu nem estou falando dos avanços de aparelhos eletrônicos, e bem que eu poderia. Porque sou só eu ou todos também notaram como os celulares estão sempre um passo a nossa frente? Sério, onze anos atrás o primeiro desses aparelhos entrou na minha casa. Ele era gigantesco e sua tela parecia com a de uma calculadora, exibia apenas os números e ainda por cima na cor laranja. E hoje, bem, hoje eles são praticamente computadores. Mas o exemplo que eu queria mesmo dar era o das músicas. As que foram lançadas um ano atrás  são consideradas antigas. Basta você dizer que gosta de uma delas e o olhar de “ei, você já ouviu falar em internet?” ser lançado na sua direção. Eu gosto de músicas de vinte anos atrás, imagine que tipo de olhares eu recebo.A verdade é que no futuro, nós não dividiremos o tempo como fazemos hoje, mencionando décadas de 70, 80 e 90. Teremos que arrumar alguma divisão menor, que consiga conter todos os avanços pelos quais estamos passando.

O bom é que com tudo isso criamos uma sociedade de indivíduos totalmente diferentes uns dos outros, e isso torna muito mais interessante conhecer qualquer pessoa. O ruim é que uma parcela dessa sociedade se tornou, vamos dizer, gado guiado. Aconteceu porque tanta opção e informação deixa as pessoas confusas, então elas aderem alguma tendência que outros já usam para se absterem de fazer uma escolha usando seu próprio pensamento. Isso explica o grande número de coloridos, fãs do Justin Bieber (e geralmente vem no pacote Jonas Brothers e outros importados da Disney), e de crepúsculo (que trás no pacote todas outras séries vampirescas). Note que não estou criticando nenhum dos artistas envolvidos, estou criticando as pessoas.

E mais uma vez não estou criticando o que elas escolheram, como diz o ditado “gosto e cú cada um tem o seu“. É só que as pessoas costumam se prender a isso como se não houvesse nada mais no mundo. E elas na maioria das vezes tentam se justificar, porque gostam, porque se deve gostar. Como se eles precisam provar seus motivos e gostos. E na maior parte do tempo eles se prendem tanto a provar que se torna uma obsessão e elas não se dão a chance de conhecer coisas novas. A verdade é que a mesma pessoa pode gostar de coisas totalmente opostas, mas escolhem o estilo pré-desenvolvido que torna tudo limitado.

O que eu espero é que consigamos aproveitar as oportunidades que essa era está lançando. Que consigamos com tudo isso criar uma geração de críticos. E eu disse críticos não revoltados, porque esses reclamam sem bases apenas pra chamar atenção. A grande realidade é que informação bem aproveitada é liberdade, conhecimento é liberdade, basta que saibamos aproveitar essas oportunidades.

Anúncios

1 comentário

  1. Vinícius Cortez · fevereiro 11, 2011

    Gosto é que nem cu mesmo, cada um tem um, mas alguns são arrombados mais suportáveis que os outros =/

    Algumas pessoas, por exemplo, gostam de poetas que ninguém conhece 😛

    E early, mid, Late 10s, 20s, 30s. Pelo menos o pessoal lá fora já divide as décadas em grupos de 3, 4 anos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s